NÃO CORTE GASTOS!!!
- Deyse Mary
- 13 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
É isso mesmo que você leu: Não corte gastos!!
Talvez essa afirmação tenha te causado espanto, mas é simples:
Não corte gastos, otimize-os!!!
Explico:
A Neurociência já comprovou que palavras moldam o cérebro: as positivas geram ou ativam motivação e tomada de decisão, facilitando a mudança de comportamento, enquanto as negativas ativam regiões associadas ao medo, estresse e evitação, gerando resistência e desconforto, mesmo que haja boa intenção. Concluímos assim, que o cérebro responde melhor ao que se quer fazer, não ao que se quer evitar. Então, quando trocamos cortar por otimizar, trazemos um impacto mais produtivo e motivador ao cérebro. Por isso, minha senhora, a partir de hoje dizemos: Vou otimizar meus gastos e fazer sobrar dinheiro!!!
Lembra quando você tentou fazer aquela dieta super restritiva e que depois de pouco tempo você chutou o balde, simplesmente pq era difícil demais ficar sem aquele chocolatinho que você tanto ama? O mesmo acontece com suas finanças, sem a estratégia certa, eliminado tudo que você ama, sua mente te sabota e você volta a gastar como antes. O que precisa ser feito, assim como a dieta, é encontrar uma solução personalizada, adequada para suas necessidades, uma estratégia que realmente funcione para você. Avalie se você pode agora contratar um especialista em finanças para te ajudar a montar essa estratégia personalizada, se não puder segue aqui comigo que vou te ajudar a avaliar sua situação e você mesma vai definir o que consegue fazer pra ter os primeiros resultados. Daí, você vai poder pagar pelo especialista.
Então, por onde começar?
Comece por avaliar seus gastos (se cadastre no blog, deixe seu e-mail lá embaixo e receba uma planilha simples para você anotar tudinho e depois poder visualizar e analisar),dá uma olhadinha nesse texto https://www.xn--domandoasfinanas-ppb.com/post/conhecimento-liberta .
Essa visualização e análise vai te mostrar o primeiro passo. Por exemplo, se você descobrir que você gasta mais do que ganha, você vai precisar adequar o seu padrão de vida aos seus ganhos ou receitas. E para isso você terá que otimizar seus gastos, o que pode incluir eliminar alguns gastos desnecessários ou substituir por outro mais vantajoso, acabando com o desperdício e gastando melhor seu dinheiro. Faça trocas inteligentes e se necessário gere renda extra, ou crie uma renda, caso você ainda não tenha renda própria. Vou te ajudar com isso nos próximos textos. Pode me cobrar.
Programe uma recompensa para cada passo alcançado. À medida que você vai cuidando das suas finanças, programe recompensas , por exemplo: consegui lançar todos os meus gastos da semana na planilha, vou fazer algo que eu goste como assistir um filme comendo pipoca ou vou ouvir uma música relaxante enquanto tomo um chá, e faço um escalda pés, ou o que você preferir, desde que não faça mal à sua saúde ou bolso. À medida que for alcançando as metas definidas, então poderá aumentar a recompensa, como se presentear com uma blusinha nova, ou um sapato, e assim por diante. As recompensas devem ser sempre proporcionais aos passos e metas alcançadas e precisam permanecer dentro do orçamento. Na verdade, elas devem ser planejadas junto com todas as outras despesas.
Dito isso, não vou me delongar mais no texto de hoje, volto num próximo artigo com dicas e sugestões práticas para otimizar seus gastos e gerar renda extra.
Até breve,
Deyse Mary
Comentários