Conhecimento Liberta!
- Deyse Mary
- 26 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Quantas vezes você já se deparou com uma situação ruim e ao olhar para trás pensa: "Ah! se eu soubesse!!" ou ainda: "Como eu ia saber?", indicando arrependimento por uma escolha cujas consequências você não "sabia" ou previa ou conhecia. Com certeza, não podemos prever o futuro, mas podemos usar o conhecimento para direcionar os caminhos.
Sim, conhecimento nos dá poder, poder de escolha, de decisão, de sim ou não, de seguir em frente ou retroceder, nos dá liberdade! Porque mesmo sem saber o futuro, quando buscamos informação, conhecimento, abrimos nossa mente para novas possibilidades, questionamos opções, conseguimos ver os fatos e visualizar onde aquele caminho nos levará.
E com finanças não é diferente, entender sobre o "mundo do dinheiro", nos dará o conhecimento necessário para escolher o caminho a seguir.
Então mulher, estou aqui pra te pedir pra olhar com carinho para o seu "mundo do dinheiro". Independente da sua situação financeira hoje, olhe para os seus ganhos e para seus gastos, de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai e esse conhecimento lhe dará respostas, abrirá caminhos que você nunca ousou imaginar.
Mas, antes de te explicar como fazer isso, preciso te dar um aviso importante. Neste blog você não verá promessas mirabolantes de enriquecimento rápido, não será encorajado a viver pelo e para o dinheiro, nem nada parecido. O que eu desejo pra você é o mesmo que Frejat na sua canção Amor pra recomeçar:
"Eu desejo que você ganhe dinheiro Pois é preciso viver também E que você diga a ele, pelo menos uma vez Quem é mesmo o dono de quem"
Aqui você encontrará dicas, sugestões para melhorar seu relacionamento com as suas finanças, com o seu dinheiro ou da sua empresa. Isso inclui aprender organização, planejamento,economia doméstica,aprender a gerir o que você já tem e/ou aprender a gerar dinheiro aumentando sua receita ou criando uma renda , caso você ainda não tenha uma.
E para começar a conhecer suas finanças, o seu "mundo do dinheiro", sugiro que você comece a anotá-las. Use o que for mais prático pra vc, se você gostar muito de tecnologia baixe um aplicativo de finanças no celular, mas se não, use um caderninho, o bloco de notas no celular, uma agenda, ou até mesmo crie um grupo consigo mesmo no What's App (crie um grupo com uma amiga e depois a exclua do grupo, dê ao grupo um nome que te convide a usá-lo) e ali anote tudo. Todos os seus ganhos e todos os seus gastos, todos mesmos, diariamente, por cerca de 30 a 90 dias. Não se preocupe, não estou pedindo pra você anotar cada centavo até o resto da sua vida, mas por um período suficiente para visualização e comparação,registros claros para descobrir qual o caminho que você tem traçado até aqui com o seu dinheiro. Ao final de cada semana você vai lançar esses números numa planilha que vou disponibilizar pra você aqui no blog, em categorias. Te prometo que será uma planilha simples de usar, não quero complicar sua vida. Em 10 minutos por semana você lançará tudo. O que a gente quer com isso? Visualização. Conhecimento.
Além disso, o ato de escrever traz consciência. Em pouco tempo anotando seus gastos, já conseguirá observar alguns ralos nas suas finanças. Escrevendo, você vai visualizar seus hábitos e esse conhecimento que você não tem hoje sobre si mesma, porque a correria da vida e a desorganização que a acompanha não permite, te atingirá, libertando você de hábitos prejudiciais não só financeiramente, mas prejudiciais também pra sua saúde, pros seus relacionamentos, e assim por diante.
Você precisa ver, conhecer as entradas e saídas do seu dinheiro, do dinheiro da sua família, da sua empresa. Sei que muitas de vocês são MEIs, e na grande maioria seu dinheiro se junta com o do negócio, você não sabe quanto você vendeu, lucrou ou gastou. Pra onde esse dinheiro está indo?
Essa visualização muitas vezes dá um choque. Mas, esse choque é importante, é só nessa hora que você entende que você não tem nenhum controle sobre suas finanças. Sem esse conhecimento, sem esse choque, você continuará presa numa roda de hamister, de ganhar, gastar e nunca sobrar, nunca realizar seus sonhos, nunca se permitir ser livre. Dinheiro sem sabedoria não serve pra nada, então, vamos mudar isso?
Convide uma amiga, convide seu cônjuge, um parceiro de mudança. Ter companhia para compartilhar um novo hábito torna ele mais fácil de ser implementado. Alguém para compartilhar os desafios e os aprendizados, para entrar nessa com você, apoiando um ao outro. No início será difícil, não vou mentir pra você, mas resista e você verá que suas finanças não são uma fera indomável, que você pode cuidar delas e sua vida se tornará muito melhor por isso.
Não esqueça de se fazer seu cadastro deixando seu e-mail pra receber sua planilha.
Com Carinho,
Deyse Mary
Comentários